História
O território de Mértola é, indubitavelmente, uma realidade há muito marcada pela escala humana que aqui traçou caminhos e trilhos, zonas de pesca e vaus de passagem, hortas e pastagens, abrigos e casario.
As suas origens repartem-se por toda a área da freguesia tendo como grande referencia rios e ribeiros generosos em água nestas secas serranias de clima mediterrânico. O esporão rochoso onde assenta a vila de Mértola diz-nos que a ocupação humana ali vem desde pelo menos desde há cerca de 5000 anos, com uma particular importância entre os séculos VII/V A.C até ao final da época islâmica, já no século XII d.C, como se pode verificar nos vários conjuntos fortificados que envolvem a vila de Mértola. Uma importância ganha pela navegabilidade do Guadiana até ao Oceano Atlântico, pela riqueza mineralífera do subsolo da região integrado na grande massa mineral da Faixa Piritosa Ibérica; pelas excelentes condições dos seus solos para o desenvolvimento da pastorícia.
Dessa antiga humanização da paisagem, a freguesia de Mértola conserva o fundamental dos seus vestígios. Não apenas na malha urbana da sede de freguesia, onde esses vestígios vão, pouco a pouco, mostrados no impressionante complexo museográfico que aqui está instalado.
Mas muito para alem disso, num território onde a convivência entre o equilíbrio ambiental, a conservação do património histórico e o referente que é a sua presença para as comunidades da freguesia.
As antas da Corte Gafo separam ainda hoje propriedades e territórios; a Igreja da Senhora do Amparo faz renascer anualmente um velho ritual da antiguidade tardia, ritos que no Mosteiro os homens esqueceram, mas que pressentem nos restos da pequena basílica que protege a aldeia; a actividade agrícola nas várzeas do Guadiana provem como estão vivas as velhas vilas romanas na Bombeira, da Vaqueira ou de S. Brás.
Mértola é uma freguesia do concelho de Mértola, pertencente ao Distrito de Beja e atravessada de norte a sul pelo Rio Guadiana.
Localizada a cerca de 50 km de Beja, a Freguesia de Mértola abrange uma área territorial de 318,13 km2 e tem 3 093 habitantes, distribuídos por vinte povoações:
- Mértola
- Além Rio
- Amendoeira da Serra
- Mosteiro
- Corte Gafo de Cima
- Corte Gafo de Baixo
- Corte da Velha
- Brites Gomes
- Namorados
- Morena
- Sapos
- Neves
- Lombardos
- Tamejoso
- Fernandes
- Monte Alto
- Quintã
- Corvos
- Corte Pequena
- Corte Sines
Atualmente encontram-se recenseados na freguesia 2824 habitantes (fonte: INE – censos 2011).